Máquinas da Prefeitura realizam limpeza dos canais de Itabuna

Limpeza de canais tem sido prioridade da administração
Ascom

Uma das ações prioritárias da administração municipal, realizada desde o início do ano pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a limpeza de canais da cidade prossegue. Um dos canais onde o serviço está sendo executado é o que corta o bairro Santo Antônio. Esta semana o trabalho da Sedur concentra-se em novo trecho, desta vez na Rua José Bonifácio.  

Uma retroescavadeira, uma escavadeira hidráulica e três caçambas realizam a limpeza e drenagem para baixar o nível do canal, que tem 1.100 metros de extensão. Segundo a Sedur 70% da lama já foram retirados, em seguida uma retroescavadeira passará por dentro do canal retirando o entulho.

Na extensão do canal do Santo Antônio tem sido encontrado todo tipo de lixo. São sacos plásticos, garrafas pet e até móveis velhos. Todo esse lixo atrapalha o escoamento da água da chuva, trazendo risco de alagamentos. A limpeza feita evita esse risco, além de ajudar a prevenir doenças, já que é comum o aparecimento de ratos e cobras. Por isso, é importante que os moradores se conscientizem que não devem jogar lixo nos canais.

No bairro Califórnia trabalho similar foi realizado. A drenagem mecânica dos resíduos e a retirada do lixo foram feitas por escavadeira e retroescavadeira. Essa semana, a Prefeitura finalizou a limpeza mecânica. Agora a Sedur vai determinar uma equipe para limpeza manual dos trechos estreitos aonde as máquinas não podem chegar. Trabalhadores vão fazer a retirada com pás e carrinhos de mão removendo o material para áreas mais próximas dos veículos.

O encarregado de terraplenagem da Sedur, Raelton Nunes Santos, explica que a maior dificuldade deste serviço é a falta de espaço na lateral do canal para circulação das máquinas. “Isso dificulta a retirada de resíduos. Por causa das construções nas margens, a retroescavadeira vai ter que entrar no canal e depois a escavadeira hidráulica vai retirar os resíduos e colocar nas caçambas”. O material está sendo descartado nas proximidades do lixão, lugar desabitado e que não prejudica a passagem de pessoas.